Biografia
Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfonica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Claudio Cohen é Cidadão Honorário de Brasília, tem participado de forma ativa no cenário musical do país e exterior como maestro bem como artista convidado dos principais festivais de música e temporadas de orquestras. É membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro onde atuou como spalla.
Foi integrante do Quarteto de Brasília com o qual realizou turnês pelo Brasil, Ásia, Américas, Europa e gravou diversos CD’s, Prêmio Sharp na categoria de melhor disco Clássico do ano de 1993, é também ganhador do Prêmio OK de Cultura, indicação para o Premio TIM de música ano 2003, em 2004 vencedor na categoria destaque música de câmara do IX Premio Carlos Gomes.
É membro da Academia Brasileira de Letras e Música – ALMUB da Academia Brasileira de Ciencias, Artes. História e Literatura. É detentor da Ordem do Mérito de Brasília, Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal no Grau de Comendador e Também da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em Grau de Comendador. Outras láureas recebidas foram; Mérito Comercial da Associação comercial do DF, Troféu Stella de Prata 2011 da BPW , Diploma Deferência Policial Federal, Mérito Expressão Nacional da Academia Internacional de Cultura, Medalha do Pacificador e Mérito Militar (Exército Brasileiro), e Mérito Cultural Cláudio Santoro, Mérito Anacleto de Medeiros, Medalha Imperador Pedro II e Amigo da Marinha.
Claudio Cohen tem uma intensa agenda nacional e internacional, atuando como maestro no México, EUA, Áustria, Alemanha, Hungria, Sérvia, Polônia, Portugal, Bulgária, Finlândia, Itália, Argentina, Chile, Equador, Catar, República Tcheca, Espanha, Israel, Romênia, China e Azer-baijão. Recebeu ainda, em 2022, a Comenda Cruz de Ouro da Ciência e da Arte da República da Áustria.
Em 2024 dirigiu um concerto da Orquestra Sinfônica Estatal do Azerbaijão na programação oficial da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP29 em Baku.